Curiosidades

Diferença entre joia e semijoia

Semijoia é uma joia que não é produzida exclusivamente de material nobre, como ouro, prata ou platina, por exemplo. A semijoia pode ser basicamente de dois tipos: folheado ou banhado, e aqui vamos explicar um pouco a diferença desses dois métodos de enobrecimento, para na hora de realizar a compra a cliente poder escolher da melhor forma possível seu produto predileto.

 

Folheado

No dicionário Michaelis folhear significa: prover de folhas; revestir de folhas de madeira de qualidade melhor. No caso de semijoia seria como cobrir ou revestir com metal nobre o material usado como base, por exemplo revestir o estanho ou latão em ouro ou ródio através de um processo de compressão, adicionando folhas desses metais nobres.

 

Banhado

Já no Michaelis, banhar significa: dar banho em ou tomar banho; imergir em água ou outra solução. Semijoias banhadas são semijoias que passam pelo processo de galvanoplastia, que nada mais é que, imergir (mergulhar) o metal usado como base em uma solução contendo sais de metal nobre e liga-lo em um dos polos de um circuito elétrico, nesse caso, o cátodo. Ainda nessa solução, emergir o mesmo metal nobre contido, que revestirá o metal base, e liga-lo no outro polo do circuito elétrico, o ânodo. A reação química fará com que o metal base seja revestido pelo metal nobre que está contido na solução, sendo que o tempo de reação e a quantidade desse metal nobre determinará a espessura e qualidade do banho. Exemplificando seria como mergulhar latão em uma solução contendo sais de ouro, liga-lo no polo cátodo; mergulhar ouro nessa mesma solução e liga-lo ao ânodo do circuito elétrico, fazendo com que o ouro passe para a solução e da solução passe para o latão, revestindo-o. Esse processo pode ser feito com muitos outros metais nobres, como a prata e o ródio, por exemplo.

Sendo assim uma semijoia banhada possui maior qualidade e durabilidade que uma semijoia folheada, pois o processo químico de banhar fixa melhor o metal nobre no metal base.

 

Ródio

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que o ródio. O ródio nada mais é que um elemento metálico. Seu símbolo é Rh e está situado no grupo de Metais de Transição na Tabela Periódica, juntamente com o ouro Au, platina Pl, cobre Cu, prata Ag, entre outros. As características do ródio são: possui coloração branco prateado, apresentado em estado sólido à temperatura ambiente e ponto de fusão de 2237K (kelvins). É um metal bastante usado como agente para endurecer a platina e na produção de joias e semijoias, pois oferece uma proteção a mais graças a sua consistência. É ele que dá a aparência branco prateado e o brilho às semijoias em geral e ao ouro branco, por exemplo.

 

Tipos de pedras, gemas e cristais

Em semijoias pode-se encontrar diversos tipos diferentes de pedras, como as pedras naturais, as artificiais e os cristais.

As pedras naturais são aquelas que demoram milhares de anos para serem formadas. No geral as pedras naturais são únicas, pois como são formadas por processos naturais, é muito difícil uma pedra natural ter exatamente a mesma aparência, mesmo que seja da mesma família e é exatamente essa singularidade que define sua beleza e aumenta o valor agregado no produto.

Já as pedras sintéticas são produzidas de maneira artificial, seja através de materiais plásticos, vidros, corantes, entre outros. Elas tendem a imitar as pedras naturais, porém por serem produtos artificiais não são tão resistentes e podem ser fabricadas com cores mais uniformes, conforme necessidade do consumidor. Geralmente podem ser identificadas e diferenciadas das pedras naturais pois as sintéticas geralmente possuem menos imperfeições do que as pedras naturais, já que quanto maior o tamanho e mais perfeita a lapidação de uma pedra natural, maior o valor, sendo assim as pedras naturais maiores e mais precisas são usadas principalmente em joias invés de semijoias, já que estas possuem menor valor de mercado.

Pérolas também são gemas bastante cobiçadas na produção de joias e semijoias. Pérolas naturais são formadas através de um mecanismo de proteção de ostras e moluscos. Quando a concha desses animais é invadida por grãos de areia, por exemplo, as ostras os envolvem em várias camadas de nácar, mesmo material da concha, formando assim as pérolas. As pérolas também podem ser cultivadas de forma artificial, quando um objeto minúsculo é inserido propositalmente no interior da concha, nesses casos as pérolas também são consideradas naturais, porém obtidas por processos artificiais. Além dessas, também existem as pérolas sintéticas, que podem ser feitas de material de porcelana, plástico ou até mesmo vidro, coberta por uma camada de nácar, verniz ou tinta. Essas pérolas sintéticas são produzidas de várias cores e tamanhos diferentes.

O diamante é um dos cristais mais caros que existe, por isso é praticamente impraticável seu uso em semijoias, restringindo-se quase unicamente para joias nesse ramo de atividade. Por conta dessa exclusividade, a zircônia tornou-se bastante difundida e utilizada na fabricação de semijoias e inclusive de joias também. A zircônia cúbica é um cristal artificial que possui dureza e brilho além de se assemelhar bastante com o diamante, graças a essas características são substitutas eficazes dos diamantes. A zircônia pode ser encontrada na natureza, porém cristalizada no sistema monoclínico, sendo que é o sistema cúbico que possui a aparência do diamante, por isso são as zircônias cúbicas as utilizadas na fabricação de semijoias.

 

​Níquel free

O níquel é um metal de cor branco prateada bastante resistente a corrosão e bastante dúctil (grau de dureza), por esse motivo era bastante disseminado no ramo de semijoias e bijuterias. Porém atualmente a maioria de joias, semijoias e até bijuterias são produzidas sem o níquel, isso porque foi descoberto que o níquel é um metal cancerígeno e extremamente alergênico, sendo proibido sua utilização nesses tipos de produtos em vários países.

As nossas semijoias são todas produzidas sem níquel, níquel free, proporcionando maior segurança e cuidado aos clientes na hora da sua utilização.

Sobre a loja

A Try it Semijoias foi criada pensando na praticidade e comodidade dos nossos clientes de adquirir produtos de qualidade através de uma loja virtual confiável e segura, planejada para facilitar todo seu acesso.

Pague com
  • Pagamento na Entrega
  • PagSeguro
Selos

Try It Semijoias - CNPJ: 30.575.293/0001-04 © Todos os direitos reservados. 2018